Um novo estudo da Revista Reports mostrou que treinos regulares de musculação, de duas a três vezes na semana com intensidade moderada, reduzem a pressão arterial e diminuem os quadros de hipertensão.
A investigação, com a participação de cientistas da Universidade de São Paulo (USP), se concentrou nas respostas da hipertensão basal durante a prática da musculação por, no mínimo, oito semanas, além dos efeitos pós-treinamento.
Os resultados começaram a aparecer por volta da 20ª sessão de treinamento, e a pressão arterial permaneceu mais baixa por cerca de 14 semanas depois do término das sessões.
A análise, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também identificou que indivíduos com menos de 59 anos obtiveram redução mais expressiva da pressão arterial durante o período de treinamento físico.
“Aqueles com 60 a 79 anos apresentaram menor efeito, mas, ainda assim, significativo. Dessa forma, salientamos que mesmos os mais idosos podem ser beneficiados pelo treinamento de força”.
Siga o Conselho da Organização Mundial da Saúde (OMS)
“A prática de atividade física melhora a performance do coração, dos músculos, reduz a pressão arterial e controla outros fatores, como o diabetes. Se você tem doença no coração, o ideal é procurar um médico para saber se tem risco associado para fazer atividades físicas. Se não tem, sair do sedentarismo é o melhor que você pode fazer para si. Vá progressivamente, e a meta é chegar nos 150 minutos (por semana) aconselhados pela Organização Mundial da Saúde”.
Utilizamos cookies para aprimorar o funcionamento do site e personalizar conteúdos e anúncios. Ao utilizar nosso site você nos autoriza a coletar e utilizar estas informações para estas finalidades.