Por aqui muito falamos sobre o paciente com Alzheimer, seu dia a dia e dicas de como levar de uma forma leve as dificuldades que surgem naturalmente com o avanço da doença. Além dos estímulos cognitivos é de suma importância alguns alertas sobre a alimentação do indivíduo.
A alimentação equilibrada oferece diversos benefícios para o corpo humano, e como o Alzheimer se trata de uma doença neurodegenerativa, existem alguns alimentos que não podem faltar em um plano alimentar para o paciente.
Quer saber mais sobre esse assunto e como seguir o plano alimentar ideal para um paciente com Alzheimer? Então, acompanhe a breve leitura a seguir proposta por nossos neurologistas e nutricionistas do Instituto Atenas.
Vamos lá?
O que é o Alzheimer?
Como destacado anteriormente, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ou então a perda progressiva da função mental. Essa disfunção é resultado da degeneração de tecido do cérebro.
A disfunção mental pode incluir ainda o acúmulo anormal de uma proteína chamada de beta-amiloide, assim como o desenvolvimento de tranças neurofibrilares, e por fim a perda de células nervosas.
Devido a essas alterações na memória que avançam ao decorrer do tempo, esses pacientes necessitam de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. No entanto, são poucas as famílias que percebem a importância de um plano alimentar montado e acompanhado por um nutricionista.
Portanto, ressaltamos aqui que os pacientes que sofrem com Alzheimer precisam seguir um plano alimentar, pois é necessário estabelecer uma dieta que ofereça as vitaminas e nutrientes que o organismo precisa para manter a saúde.
Pacientes com Alzheimer apresentam problemas alimentares?
Nos estágios mais avançados do Alzheimer, os pacientes comumente apresentam dificuldades para lembrar se fizeram ou não determinada alimentação.
Por isso, é normal que alguns pulem as refeições por não sentir fome ou guardar a lembrança daquele momento e o que estava fazendo especificamente.
Com isso, a alimentação inadequada se torna um dos principais problemas, alimentos pobres em nutrientes passam a fazer parte dos poucos lanches ao decorrer do dia.
Assim, a desnutrição e a anemia se tornam cada vez mais comuns entre esse grupo de pacientes devido ao esquecimento sobre a alimentação.
Como contribuir na dieta do paciente com Alzheimer?
Vale destacar que o passo mais importante para estabelecer um plano alimentar para um paciente com Alzheimer é a busca por um nutricionista. Afinal, ainda mais importante do que a dieta repassada será o acompanhamento profissional.
Além disso, o plano alimentar deve ser construído conforme as necessidades nutricionais que serão apresentadas a partir de exames clínicos realizados pelo indivíduo. Ademais, outra contribuição que pode ser feita por você como cuidador é seguir os horários e porções adequadas repassadas pelo nutricionista.
Alimentos de várias categorias
As escolhas de um paciente com Alzheimer tendem a ser pouco saudáveis e ricas em açúcar. Por isso, faça por ele escolhas que garantam uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.
Alternativas aos alimentados indesejados
Com o avanço do Alzheimer é comum que o paciente apresente uma certa seletividade alimentar. Por isso, é de suma importância buscar alternativas que substituam os nutrientes do alimento rejeitado por ele.
Equilibre o açúcar e sal no plano alimentar
Para evitar problemas de saúde sérios, cuidado com o sal e açúcar em excesso. Para manter os níveis glicêmicos assim como a pressão arterial sob controle, esse é um cuidado essencial na alimentação.
Cuidado com a desidratação
A hidratação é fundamental, por isso opte por sempre estar oferecendo água, frutas, sucos e tudo aquilo que proporcione uma boa hidratação ao decorrer do dia. Afinal, é comum que eles deixem de ingerir a quantidade de água ideal durante o dia.
Possíveis complicações para o paciente com Alzheimer
Um estudo realizado aponta que um dos problemas mais comuns em pacientes com Alzheimer é a constipação. Infelizmente esse quadro pode interferir no apetite, prejudicar a rotina e ainda favorecer a irritabilidade.
Isso sem contar que a desidratação que já destacamos é comum em pacientes com Alzheimer, quando não observada pode piorar os sintomas de confusão mental aliada a constipação.
Portanto, é necessário manter atenção em alguns cuidados como:
- Alimentação que inclua farelos como aveia e cereais, que são ricos em fibra e podem ser distribuídos ao decorrer das refeições;
- Se atente ao consumo de água para que a urina fique transparente e o corpo permaneça hidratado;
- Garanta toda a ingestão de fibra possível nas refeições
O plano alimentar deve ser adotado e que fase do Alzheimer?
Já nos primeiros sinais de Alzheimer é de suma importância que um familiar próximo inicie os exames necessários para o possível diagnóstico. Além disso, ainda nessa fase o nutricionista é fundamental para lidar com a alimentação mesmo diante da ansiedade da busca pelos laudos.
Seja qual for o estágio do Alzheimer, assim que descoberto o plano alimentar pode ajudar a combater os problemas relacionados a doenças. Afinal a pressão arterial, glicemia e a desidratação são pontos que podem ser cuidados com uma boa dieta.
Por esse motivo, contar com um profissional da nutrição pode fazer toda a diferença no acompanhamento do estado de saúde do paciente com Alzheimer.
Atividades físicas devem ser atreladas ao plano alimentar?
Claro, mas sempre acompanhadas por um responsável, cuidador ou familiar para evitar acidentes. Uma caminhada, corrida no parque ou até mesmo a academia e aulas como yoga podem ser grandes aliadas em alguns dos estágios da doença.
Conte com os nutricionistas do Instituto Atenas
O Instituto Atenas conta com um amplo espaço para o acompanhamento multiprofissional de pacientes com Alzheimer, desde a fase de diagnóstico até o tratamento. Conte com os nossos médicos, neurologistas, nutricionistas e psicólogos.
Aqui entendemos a importância de uma boa alimentação e rotina para a qualidade de vida dos nossos pacientes. Além disso, contamos com tecnologias de ponta que favorecem os testes e otimizam a entrega dos resultados.
Não pense duas vezes, traga o seu familiar para o Instituto Atenas e conte com quem cuida da saúde da sua família a mais de 10 anos. Agende a sua visita!