A neuralgia do trigêmeo popularizou-se nas redes sociais, devido a influencer Carolina Arruda, que compartilha a sua rotina e afirmar viver a “pior dor do mundo”. Essa é uma condição neurológica que afeta o 5 par de nervos cranianos, o nervo trigêmeo.
Os sintomas mais característicos é a dor mais intensa que o paciente pode experimentar durante a vida, impactando diretamente em sua vida. Por isso, no artigo de hoje, abordaremos o que é a neuralgia do trigêmeo e os tratamentos mais comuns. Confira a seguir todos os detalhes.
O que é a Neuralgia do Trigêmeo?
A neuralgia do trigêmeo trata-se de um distúrbio crânio onde o indivíduo possui episódios de dor forte e súbita no rosto, podendo levar alguns segundos ou minutos. Essa é uma condição que afeta o 5 nervo craniano, o nervo trigêmeo.
Esse é um nervo que possui 3 ramificações principais: oftálmico, maxilar e mandíbula, sendo responsáveis pela sensibilidade do rosto. O que inclui rosto, testa, bochechas, maxila, mandíbula, dentes, têmporas e outros.
Muitos pacientes descrevem a dor como uma sensação de choques elétricos ou queimação na região de faze. A crise pode ser desencadeada por atividades simples do dia como: falar, mastigar, escovar os dentes ou até mesmo sentir a brisa do vento no rosto.
O que causa a Neuralgia do Trigêmeo?
A causa da neuralgia do trigêmeo pode ser algo difícil de ser concluído, pois essa condição pode ter diversas causas. Algumas das mais comuns são:
Compressão vascular: uma das causas mais comuns observadas em pacientes com essa condição é a compressão do nervo trigêmeo por um vaso sanguíneo. Geralmente por uma artéria que causa pressão no órgão, causando o desgaste da bainha de mielina, responsável por proteger o nervo.
Lesões ou traumas: lesões no rosto, cirurgias da região de face ou crânio, além de outros tipos de traumas podem danificar o nervo trigêmeo e causar a neuralgia
Condições neurológicas: algumas doenças como a esclerose múltipla ou tumores cerebrais podem causar um desgaste no nervo trigêmeo, causando crises de dor.
Idiopática: em alguns casos não é possível identificar a causa certa da neuralgia do trigêmeo, sendo então classificada como idiopática.
Quais são os sintomas da Neuralgia do Trigêmeo?
Por se tratar de uma dor neuropática, os sintomas da neuralgia do trigêmeo são diversos, mas o mais comum é a dor intensa na região de cabeça e pescoço do paciente. Outros sintomas que podem ser presentes são:
Dor súbita e intensa: é geralmente descrita pelos pacientes como uma dor parecida com choques elétricos ou queimação intensa, podendo durar segundos ou minutos.
Dor unilateral: na maioria das vezes, a dor afeta apenas um dos lados da face do paciente, embora também possa acontecer em ambos os lados, em raras vezes.
Desencadeada por atividades simples: atividades simples do cotidiano como falar, mastigar, escovar os dentes ou beijar, por exemplo, podem desencadear episódios de dor.
Episódios recorrentes: a dor pode acontecer de maneira intermitente, ou seja, com momentos de dor intensa e nenhuma ou pouca dor, de maneira constante e progressiva.
A Neuralgia do Trigêmeo tem cura?
A neuralgia do trigêmeo é uma condição crônica, ou seja, não existe uma cura definitiva. Mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas, trazendo mais qualidade de vida para o paciente.
O tratamento escolhido para cada paciente varia conforme os sintomas e intensidade dos episódios de dor, além da causa subjacente da condição. Pois, embora alguns indivíduos experimentem longos períodos de alívio, outros convivem diariamente com os sintomas.
Qual é o profissional responsável pelo tratamento?
Os profissionais escolhidos para formar o time de profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente com neuralgia do trigêmeo. Entretanto, os profissionais mais comuns a serem procurados no contato inicial são o neurologista ou o cirurgião-dentista.
O tratamento é conduzido primordialmente pelo neurologista que é especialista em condições que afetam o sistema nervoso. Entretanto, em casos mais complexos, pode-se tornar necessário a avaliação de um neurocirurgião ou de cirurgião bucomaxilofacial para intervenção cirúrgica.
Além disso, outros profissionais da saúde como o fisioterapeuta, por exemplo, podem estar envolvidos no tratamento do paciente. Caso os sintomas estejam relacionados também a problemas musculares.
Formas de tratamento para neuralgia do trigêmeo
Existem diversos caminhos que podem ser seguidos na hora da escolha do tratamento para neuralgia do trigêmeo. Podem ser feitos de maneira isolada ou seguir combinações, a depender da resposta do paciente.
As formas de tratamento mais comuns são:
Medicação:
Anticonvulsivantes: medicações como carbamazepina e oxcarbazepina são frequentemente utilizadas como padrão ouro no tratamento. Pois auxiliam na estabilização da atividade elétrica do nervo.
Antidepressivos tricíclicos: em alguns casos, os antidepressivos com a amitriptilina ou a nortriptilina, por exemplo, auxiliam no alívio da dor neuropática e são prescritos para esses casos.
Relaxantes musculares: algumas vezes, os relaxantes musculares como o baclofeno podem ser utilizados para a diminuição da dor.
Intervenção cirúrgica:
Descompressão microvascular: esse é um procedimento cirúrgico onde acontece a remoção ou o reposicionamento de um vaso sanguíneo que está comprimindo o nervo trigêmeo.
Rizotomia: esse procedimento acontece por radiofrequência ou injeção de glicerol, que envolve a destruição parcial das fibras nervosas para interromper os sinais de dor.
Terapias alternativas e complementares:
Fisioterapia e acupuntura: em alguns casos, o fisioterapeuta pode fazer parte da equipe que trata o paciente com neuralgia do trigêmeo. É possível a realização de exercícios de fortalecimento e a acupuntura para o fortalecimento muscular, alívio da tensão muscular e diminuir a frequência dos episódios de dor.
Psicoterapia: a psicoterapia é útil nesse processo para auxiliar o paciente a lidar com a dor crônica com uma melhor estabilidade emocional. Visto que essa condição causa um impacto emocional no indivíduo portador.
Tratamentos Injetáveis:
Toxina Botulínica (Botox): as injeções de toxina botulínica tem mostrado resultados promissores nas pesquisas relacionadas ao tema em paciente com a neuralgia do trigêmeo. Houve relatos de redução da dor em pacientes que não responderam bem aos outros métodos de cuidado para a condição.
Agende uma avaliação no Instituto Atenas
Sente dores na região da face que se assemelha com a dor da neuralgia do nervo trigêmeo? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas e agende agora mesmo uma avaliação com um dos nossos profissionais.
Somos excelência graças a uma equipe altamente competente e uma estrutura pronta para atender às suas necessidades.