O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e que pode provocar muitas complicações à saúde do indivíduo. Ele tem atingido cada vez mais adultos e crianças e por isso é importante saber como lidar ou até mesmo prevenir. Quer saber mais? Então acompanhe a breve leitura que preparamos!
É possível prevenir o diabetes?
Sim, é possível trabalhar com a prevenção do diabetes, especificamente do tipo 2. Para isso, é necessário adotar um estilo de vida saudável para controlar os principais fatores de risco da doença.
No caso de pessoas fumantes, uma das principais indicações que fazemos aqui no Instituto Atenas é evitar o cigarro, claro, não de forma abrupta que pode trazer sérias complicações, o mesmo vale para aqueles que costumam beber com frequência. Outro ponto importante é a rotina do sono para manter um sono de qualidade e reparador.
Mas não são somente esses pontos, minimizar o máximo possível o consumo de açúcares, evitar situações de estresse e a prática de exercícios físicos são as principais medidas relevantes para prevenção do diabetes.
Como o diabetes pode surgir de uma forma bem discreta, é necessário o monitoramento da saúde com uma rotina de exames regulares. A seguir, listamos 4 das principais medidas e orientações necessárias para a prevenção.
1- Alimentação equilibrada
Pouco se fala na alimentação para prevenção do diabete, mas é de suma importância que o cuidado comece principalmente por aquilo que comemos. A equipe de nutricionistas do Instituto Atenas indica principalmente o consumo de alimentos in natura.
O ideal é sempre priorizar o consumo de carboidratos complexos como as frutas, legumes, grãos integrais e vegetais, assim como também as boas gorduras e proteínas magras.
2- Cuidado com o peso
A manutenção de um peso saudável é indispensável para um processo de combate ao sedentarismo. Nesse caso indicamos uma alimentação balanceada com um plano nutricional focado no combate a doenças como o diabetes e a prática de atividade físicas.
Isso porque a obesidade e o sobrepeso são um dos principais fatores associados ao alto risco de desenvolvimento da doença.
3- Redução do consumo de ultraprocessados
Alimentos com alto teor de açúcar, gorduras saturadas, e produtos industrializados devem ser evitados na sua alimentação.
4- Combate do sedentarismo
Por fim, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes. Para evitar hábitos sedentários é importante priorizar a prática de esportes como corrida, futebol ou até mesmo a academia e evitar a predisposição.
Um ponto importante é que para evitar o desenvolvimento do diabete tipo 2 é recomendada a prática de ao menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana.
Entenda o diagnóstico do diabetes
Apesar da doença atingir muitos jovens e até mesmo crianças, é comum que ela se manifeste nos indivíduos a partir dos 40 anos. A síndrome metabólica está presente em 70% e 90% daqueles que são diagnosticados com o tipo 2.
Dito isso, é de suma importância estar atento aos principais sinais que são:
- Sobrepeso ou obesidade;
- Hipertensão arterial;
- Aumento da circunferência abdominal;
- Altos níveis de gordura no sangue.
Existem também muitos casos em que a perda de peso acelerada, frequência urinária e a sede excessiva podem indicar o desenvolvimento do diabete. Em caso da presença constante de um desses sinais ou mais, entre em contato com um dos nossos atendentes e agende a sua consulta para os exames necessários.
Há casos em que o processo precoce do diagnóstico permite um tratamento adequado para a prevenção e controle da doença. Inclusive, quando maltratado, o diabete pode acarretar uma série de complicações e que podem comprometer a qualidade de vida e a longevidade.
Algumas delas são:
- Infecções neuropáticas;
- Complicações oftalmológicas que podem incluir a perda da visão;
- Depressão;
- Doença arterial periférica;
- Depressão;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Doença Renal.
Como conviver com o diabetes?
A princípio, a educação em um contexto de alimentação, boas práticas e cuidados com açúcares é de suma importância para conviver bem com o diabete. Por isso, quanto mais informações se tem sobre a doença, melhor para lidar com tudo isso.
Conversar com um médico endocrinologista é fundamental para entender as causas, os principais riscos e como lidar com situações de crises. Afinal, é possível compreender a doença de uma forma melhor e desfrutar de uma boa qualidade de vida.
Não pense em abrir mão de um acompanhamento com profissionais como médicos, nutricionistas e até mesmo instrutor físico se possível. Com um tratamento multiprofissional com certeza você saberá lidar com as mais variadas situações em que o diabetes pode ser um risco.
Além de fortalecer o seu corpo é necessário também trabalhar a mente, principalmente após o diagnóstico, pois a mudança do estilo de vida deve ser feita de forma imediata. Por isso, não existe em começar um acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra sempre que necessário para lidar com todas as questões.
Precisa de ajuda para lidar com o diabetes?
O Instituto Atenas conta com um time de profissionais altamente capacitados para ajudar em todo o processo, desde o diagnóstico até o tratamento. Além de nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, contamos também com endocrinologistas.
Entre em contato, agende a sua consulta e exames necessários para mapear o diabetes ou controlar junto a nossa equipe. Contamos com um espaço amplo e estacionamento gratuito para maior segurança do seu veículo.