A cafeína é um dos suplementos de alta evidência científica na nutrição esportiva. Possui efeito ergogênico e por isso é muito utilizada por atletas e praticantes de atividade física. Seu uso provoca uma série de efeitos no corpo como a estimulação do sistema nervoso central, bloqueando o efeito da adenosina no cérebro, reduzindo a sensação de fadiga, diminuindo a percepção de esforço, o que possibilita uma melhora da performance esportiva.
A nível periférico, a cafeína aumenta a liberação de adrenalina, favorecendo o estímulo de contração muscular, favorece a mobilização de triglicerídeos e ácidos graxos, favorecendo a mobilização de gorduras. É um suplemento de uso agudo, deve ser consumido em momentos pontuais e com objetivos específicos e não de forma contínua. Em atividades de endurance, como o ciclismo, por exemplo, podemos administrar a cafeína no pré e/ou no intra-treino, como forma de melhorar a performance e diminuir a fadiga. Se o objetivo for recuperação muscular e efeito analgésico, pode ser usada no pós treino. As doses variam de 3 a 6mg/kg mas devem ser ajustadas com a ajuda de um profissional.
Tenho que ressaltar que não é um suplemento para todo mundo. Algumas pessoas são metabolizadores lentos de cafeína, possível uma menor atividade da enzima CYP1A2 e apresentam desconforto com seu uso. Podem apresentar taquicardia, sudorese excessiva, piora da performance, além de um maior risco cardiovascular. Essa sensibilidade deve ser observada pelo paciente junto com um profissional e deve ser respeitada. Sua utilização em excesso pode apresentar efeitos colaterais como ansiedade, irritabilidade, insônia, dor de cabeça, náuseas. O consumo habitual e em altas doses também pode gerar tolerância e dependência.
Sim, a cafeína tem muitos benefícios comprovados cientificamente, muitos atletas se beneficiam do seu uso, mas não é para todo mundo e não traz milagres como muitos acreditam. Lembrando que nenhum suplemento corrige uma dieta mal feita. Converse com seu nutricionista.
Alessandra Petenon é Nutricionista no Instituto Atenas. Conheça os serviços em Nutrição.