O verão traz uma ótima oportunidade para começar ou retomar uma rotina de exercícios físicos. Entretanto, as condições climáticas dessa estação exigem que o atleta, seja amador ou profissional, tome certos cuidados para que a atividade não se torne prejudicial ao organismo, quando na verdade o objetivo é exatamente o contrário.
Especialmente por conta do calor, a hidratação é o ponto mais citado pelos especialistas. Mas existem diversas dicas, dedicadas à nutrição, que fazem total diferença no desempenho durante qualquer atividade esportiva. Confira essas dicas e não descuide do seu corpo!
- Consuma alimentos que hidratem: beber muita água pode não ser o suficiente em dias de calor muito forte. Por isso, considere a presença do líquido também nos alimentos ingeridos, como tomate e alface, que ainda são ricos em vitaminas e têm poucas calorias;
- Mantenha o bom funcionamento do intestino: feijão-preto, brócolis, abóbora e frutas, como o abacate e a maçã, são poderosos exemplos de alimentos ricos em fibras. Uma das principais atribuições das fibras é regulamentar as funções do intestino. Em consequência, são evitados inchaços e dores abdominais. As fibras trazem ainda outros benefícios para o corpo: previnem doenças do coração e ajudam a controlar o diabetes.
- Não abandone os carboidratos: eles são fonte de energia, também necessária para aproveitar bem os dias na praia ou de descanso em casa, e não só os momentos de exercícios. Portanto, não deixe de consumir alimentos como massas, pães e arroz. Dê preferência para os integrais.