O menisco é um disco composto, em sua maioria, por fibra de colágeno, em forma de “C” e situado entre as superfícies articulares do fêmur e da tíbia. Cada joelho tem dois meniscos, um medial e um lateral. Eles apresentam uma função muito importante: dissipar as forças de compressão que surgem durante os movimentos. A forma do menisco, por exemplo, permite adaptação às superfícies dos ossos em todos os ângulos de flexão do joelho.
Durante atividades como caminhar, agachar e correr, por exemplo, a carga gerada é transmitida da perna para a coxa, passando pela articulação do joelho, o que necessariamente gera uma aproximação e compressão dos meniscos. São eles os grandes responsáveis por impedir o desgaste na articulação. Além dessa função “protetora”, o menisco promove e amplia a estabilidade da articulação; ajuda no posicionamento do joelho; atua na lubrificação articular e amplia a área de contato entre os ossos do local.
O menisco é uma estrutura com pouca vascularização e sendo assim quando sofre uma lesão raramente cicatriza sem tratamento. Em caso de suspeita de lesão do menisco é importante consultar o seu médico ortopedista para que o mesmo lhe oriente o tratamento adequado.
Como acontecem as lesões no menisco?
As lesões nos meniscos são geralmente causadas por traumas de torção sobre o joelho, porém é comum ocorrer lesões nos meniscos por desgaste progressivo da articulação, causado por sobrecarga mecânica. As lesões são comuns em pacientes jovens e idosos, atletas ou sedentários.
A dor pode ser aguda, ocorrer de forma súbita, como ocorre nos traumas no joelho. Nesse caso geralmente o paciente lembra exatamente o que a provocou, porém, pode ser de início insidioso, com a dor iniciando como um desconforto leve e se tornando mais intensa com o decorrer do tempo, o que ocorre geralmente nas lesões degenerativas. Pode também ser acompanhada de sintomas de travamento no joelho, limitando movimentar o joelho, causando dor no final da flexão e até mesmo causando insegurança para caminhar. Algumas vezes é leve e o paciente consegue suportar a dor e conviver com a lesão, mas corre-se o risco de a lesão do menisco aumentar e o menisco perder a sua função.
Qual o melhor tratamento do menisco?
O tratamento é realizado por vídeo artroscopia, uma cirurgia pouco invasiva, aonde são realizados pequenos cortes no joelho para o tratamento da lesão. A sutura (“costurar” o menisco) é o tratamento recomendado na literatura. O objetivo do tratamento é salvar o menisco, pois como já conversamos anteriormente, o menisco é uma estrutura extremamente importante para o joelho.
O pós-operatório exigirá um período com uso de muletas que geralmente vai de 30 a 45 dias. Tratamentos em que o menisco é ressecado parcial ou totalmente, apesar de permitir que o paciente volte a caminhar no dia seguinte da cirurgia, levam a artrose precoce da articulação e não devem ser a primeira indicação de tratamento. Converse com o seu médico ortopedista e tire todas as suas dúvidas antes de ser submetido a um procedimento cirúrgico.
Dr. André Vilela é Ortopedista no Instituto Atenas em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Ortopedia e Medicina Esportiva.